sábado, 1 de outubro de 2016

Afeganistão: É a heroína, estúpido! Por Pepe Escobar


29/9/2016, Pepe Escobar, Strategic Culture Foundation


Traduzido pelo Coletivo Vila Vudu


Aí nos vamos nós, outra vez. Mais um ataque de alta precisão do Pentágono, mais um prédio residencial em Achin distrito da província de Nangarhar foi atingido, no momento em que uma multidão festejava o retorno de uma autoridade tribal que chegava do Hajj.

Pelo menos 13 civis foram convertidos em "dano colateral". O Pentágono claro "não discute detalhes de operações de contraterrorismo", mas "no momento está revisando todo o material relacionado a esse ataque".

Dará em nada, obviamente – com os civis mortos acrescentados ao custo sempre crescente da Operação Liberdade Duradoura (que não acaba nunca).

Um que está realmente condenado a gozar duradoura liberdade em pleno esplendor é o ex-senhor-da-guerra, cabeça do Hezb-i-Islami [Partido Islâmico] e "Carniceiro de Cabul", Gulbuddin Hekmatyar.

O Pentágono não é dono do monopólio de exterminar civis no Afeganistão. Hekmatyar também exterminou civis em grande quantidade e com muito prazer no início dos anos 1990s – à parte o tempo durante o qual padeceu num centro subterrâneo de tortura de prisioneiros no vizinho Paquistão.


Em Cabul durante o governo dos Taliban no final dos anos 1990s, falei com muitos residentes durante a guerra civil, aliados do comandante tadjique e "Leão do Panjshir" Ahmad Shah Massoud – assassinado dois dias antes do 11/9 – e todos lembravam das forças de Hekmatyar, que bombardeavam bairros residenciais, sem cessar.

Hekmatyar vive na clandestinidade, já há 20 anos – desde 1997. Ainda não voltou a Cabul. Em 2002, na província Kunar no Afeganistão, eu tentava descobrir o rastro dele – bem como o rastro de Osama bin Laden – com meu contato em Peshawar, e a todo instante apareciam US Marines que nos pediam informações. Depois que Osama desapareceu, Hekmatyar rapidamente foi convertido em alvo "vivo ou morto" de Bush II no Afeganistão, rotulado como "terrorista global" por Washington e posto na lista negra da ONU em 2003.

Atualmente, está voltando a ser homem de grande poder político, depois de ter sido perdoado pelo governo do presidente Ashraf Ghani. O grupo dele, Hezb-i-Islami, já há anos é força militar ultrapassada. Politicamente, a história é outra. Com o acordo, os militantes Hezb podem candidatar-se e concorrer ao governo.

Não que tenha sido fácil. Hekmatyar sempre se recusou a assinar qualquer tipo de acordo enquanto tropas de EUA-OTAN ocupassem de facto o Afeganistão. O acordo final estabelece que Hezb e EUA-OTAN concordam que discordarão –, com Hekmatyar recusando-se a apoiar o terrorismo. E o pessoal de Ghani encarregado de cuidar da papelada burocrática necessária para tirar o Partido Islâmico da lista de organizações terroristas da ONU.

Se incorporar o Hezb ao frágil governo em Cabul servirá para intimidar os Talibã é outra questão, ainda por discutir.


A"linha de rato"[1] da CIA em operação


O Afeganistão para todas as finalidades práticas continua ocupado por estrangeiros; nesse aspecto, a lógica de Hekmatyar parece ser imagem especular da lógica dos Taliban – embora os sucessores do Mulá Omar não sejam admitidos na mesa do poder em Cabul.

Um agente clandestino da inteligência ocidental, com conhecimentos sobre o modo como o Afeganistão foi manobrado nos altos escalões em Washington explica o caso:

"Osama bin Laden era um agente fracassado da CIA, que foi usado como pretexto para invadir o Afeganistão para reiniciar o comércio de heroína, que é negócio de um trilhão de dólares. O Mulá Omar foi nosso aliado contra os soviéticos, e homem muito honrado, que destruiu as fazendas de produção de heroína no Afeganistão depois que os Talibã assumiram o governo, porque os Talibã consideravam imoral a morte de mais de 300 mil pessoas, por ano, vítimas de overdoses de heroína. Nós o entregamos e o traímos. Osama era convidado de Mulá Omar, e ele simplesmente pediu provas do envolvimento de Osama no 11/9. Dado que não havia provas, porque Osama não estava envolvido, não foi possível dar prova alguma a Omar. Bush II ridicularizou, na televisão a 'ideia' de que o presidente dos EUA tivesse de apresentar provas a um mulá de arco e flecha".

Fica ainda mais sumarento, quando o agente detalha o que poucos tiveram algum dia coragem para assumir, sobre a agenda real da CIA no Afeganistão:

"A CIA usava lucros da heroína para operações externas, e ficaram portanto sem recursos quando os Talibã assumiram o poder. Com a heroína, sempre tinham meios que lhes permitiam escapar do controle pelo Congresso dos EUA. Heroína. Eis o motivo pelo qual nós ainda estamos lá. O terrorismo é construído com a intermediação da Operação Gladio e está sendo usado para justificar essas intervenções. A maioria das agências de inteligência do ocidente estão conectadas a esse comércio. 93% da heroína do mundo sai do Afeganistão. Depois da invasão norte-americana, as plantações [de papoula] foram imediatamente reiniciadas. Os comboios militares dos portos do Paquistão para o Afeganistão levavam a heroína de volta, como carga de retorno, para distribuição mundial. Nem os Talibã nem Osama jamais tiveram ou têm coisa alguma a ver com o 11/9".
Hekmatyar, vale destacar, jamais teve qualquer ligação com o tráfico de heroína.

No pé em que estão hoje as coisas, Cabul permanece no controle dos grandes centros populacionais, e de cerca de 70% do país. O resto é Talibanistão. Não há nenhuma chance de Cabul vencer a guerra. Segundo números apresentados pelo general (Marine Corps) Joseph Dunford, comandante do Estado-maior das forças dos EUA, o Pentágono e aliados têm 14 mil soldados no Afeganistão. O contingente norte-americano, 9.800 soldados, cairá para 8.400 ao final de 2016.


Todos lembram a operação da OTAN de "transferir o controle" – na verdade, ignominiosa derrota da OTAN ante os Talibã – em 2014. Aqueles soldados norte-americanos que permaneceram em campo garantem eufemisticamente "treinamento" e "apoio aéreo" ao Exército Afegão, ao mesmo tempo em que são apoiados por hordas de fornecedores privados contratados pelos militares. Paralelamente, afundados nas sombras, os fornecedores contratados continuam a mover para o ocidente a heroína da CIA.

O combo EUA-OTAN acaba de prometer "ajudar a financiar as forças de segurança afegãs" ao ritmo de cerca de $1 bilhão ao ano, ao longo dos próximos três anos". Poucos se darão conta de que aí está um esplendoroso incentivo extra para que os corretores e varejistas da heroína administrada pela CIA redobrem seus esforços de venda por toda a União Europeia.*****




[1] Ver 7/4/2014, "Linha vermelha e linha de rato: Sobre Obama, Erdoğan e os rebeldes sírios", Seymour M. Hersh, London Review of Books (online), traduzido em Redecastorphoto [NTs].


Nenhum comentário: