terça-feira, 24 de novembro de 2015

Moon of Alabama: As duas versões do incidente do avião em Latakia

24/11/2015, Moon of Alabama (editado e atualizado)



Traduzido pelo Coletivo Vila Vudu


Turquia diz que dois de seus jatos F-16 derrubaram um jato que havia entrado no espaço aéreo da Turquia e caiu em solo sírio:
"Dois F-16 turcos derrubaram um jato SU-24 de fabricação russa dia 24 de novembro próximo à fronteira síria, depois de o avião russo ter violado o espaço aéreo da Turquia, informaram fontes da presidência. 

A Turquia derrubou o avião depois de não ter obtido qualquer resposta aos avisos sobre as regras de engajamento.

Primeiras notícias dizem que o jato pertencia à Rússia, mas fontes da presidência da Turquia informaram que a nacionalidade do jato é desconhecida.

A Força Armada Turca também declarou que o jato "de nacionalidade desconhecida" havia sido alertado dez vezes, em cinco minutos, de que estava violando a fronteira.
Uma autoridade do governo turco disse à [agência de notícias] Reuters que dois aviões de guerra aproximaram-se da fronteira turca e foram alertados, antes de um deles ser abatido.
O jato derrubado é um SU-24 russo. Um piloto foi morto e o corpo está em poder dos 'rebeldes'. Em vídeo filmado que mostra o piloto morto, os 'rebeldes" se apresentam como "mujahidin". Uma das imagens mostra o corpo com dois ferimentos de bala no peito, sugerindo que tenha sido executado (ilegalmente). Fonte entre os 'rebeldes' diz que o piloto teria sido morto enquanto descia de paraquedas, do avião em chamas. Nos termos da Convenção de Genebra é crime de guerra. 


Um segundo piloto foi provavelmente ferido, mas há notícias de que teria aterrisaso em algum ponto de uma área coberta pelo exército sírio. Esse piloto ainda não foi encontrado, e a busca prossegue.

versão oficial que a Rússia emitiu sobre o incidente é muitíssimo diferente da versão dos turcos:

"Hoje uma aeronave do grupo aéreo russo ativo na República Árabe Síria caiu em território sírio, supostamente abatido por ataque disparado do solo. 

O avião voava a 6 mil metros de altitude. A situação atual dos pilotos russos está sendo determinada.

Segundo dados preliminares, os dois pilotos ejetaram-se com sucesso de seus aviões.

As circunstâncias do desastre estão sendo determinadas.
Durante todo o tempo de voo, a aeronave estava voando somente dentro das fronteiras do território sírio. Que foi registrado por dados objetivos de monitoramento.

A versão russa deixa sem definir quem derrubou o avião. Para desescalar, talvez? 



A Turquia diz que a linha vermelha nessa imagem mostra a linha de voo do avião russo.


Se for verdade, nesse caso a (suposta) violação do espaço aéreo da Turquia não durou mais de 5 segundos, nada que justifique derrubar o avião. Na 6ª-feira, a  Turquia "alertou" a Rússia contra ataques contra "turcomenos" na Síria. Implica que a ação dos turcos hoje nada teve a ver com legítima defesa: foi uma emboscada. 

Muitos países da OTAN limitar-se-ão a balançar a cabeça contra o irresponsável comportamento dos turcos, e não quererão envolver-se mais com esse tipo de loucura.

Vale dizer que dificilmente haverá guerra por isso, mas troca de declarações fortes. Os conselhos da OTAN e o Conselho de Segurança da ONU talvez sejam convocados. Mas a propaganda de preparação para a guerra visa ao Estado Islâmico e à Síria, não à Rússia.

Em incidente separado, dois jornalistas russos que cobriam ação do exército sírio foram feridos por projétil disparado pelos "rebeldes".

Depois de perder muitos turistas "ocidentais", agora a Turquia também perderá os últimos turistas russos. Em Antalya muitos hotéis terão de fechar. A Turquia depende de gás russo (e iraniano) para viver. A derrubada do avião russo com certeza gerará "problemas técnicos" para o prosseguimento daquele fornecimento. Os combatentes do PKK que lutam contra o estado na região leste da Turquia talvez encontrem novo patrocinador e forncecedor de armas modernas.

Latakia, a área onde o avião foi derrubado, fica a cerca de 3,5km de distância da fronteira turca. É região controlado por, como diz a Turquia, "turcomenos", o que pode significar combatentes islamistas uigures e uzbeques – mujahidin, como se autodesignam no vídeo. Ultimamente já estavam sob fogo de artilharia notavelmente reforçado. Agora talvez venham a enfrentar ataques diretos, provavelmente violentos, das forças especiais russas. Futuros ataques ar-terra dos russos na área serão feitos com "super cobertura" de mais jatos de combate, prontos a atacar os turcos com as mais modernas armas russas, no instante em que cometerem qualquer mínimo erro.

Em resumo: essa escalada, por ação dos turcos, terá resposta.

ATUALIZAÇÃO: O presidente Putin da Rússia acaba de falar, tendo ao lado o rei Abdullah da Jordânia (?!), numa conferência de imprensa. Verdade seja dita: Putin nem tentou esconder que estava furioso. Alguns pontos do que disse:


  • Confirma a versão dos turcos de que o avião foi derrubado por míssil ar-ar, mas diz que o avião estava em espaço aéreo da Síria.
  • Descreve o ataque turco como "uma punhalada nas costas, que nos aplicaram aqueles cúmplices de terroristas"
  • "Com nossos parceiros norte-americanos, assinamos um acordo para evitar" incidentes desse tipo. 
  • "Ankara discutirá essa tragédia com a OTAN como se a Rússia tivesse derrubado avião deles.  
  • O que quer a Turquia? Pôr também a OTAN a trabalhar para ajudar os terroristas do ISIS?"
  • Acusou a Turquia de financiar e proteger os terroristas do ISIS.
  • Disse que a Turquia mantém negociações regulares de compra de petróleo com os terroristas do ISIS.
  • O incidente terá consequências sérias nas relações russo-turcas.

*******************

Um comentário:

Anônimo disse...

Não acredito nos EUA/iSSraHell, pois só batem em mais fracos, são covardes de caderninho, ainda mais contra a RÚSSIA; e não esquecendo que a CHINA também está nas paradas.

enganado